A revista PELÍCULA, registrada sob o ISSN: 3085-6183, é mais que uma publicação digital — é um espaço de convergência entre o pensamento crítico e a paixão pelo audiovisual. Lançada em 2024, sua estrutura em formato de blog não se limita à agilidade das plataformas digitais; ela reinventa a experiência da escrita sobre cinema, combinando a densidade da análise acadêmica com a fluidez das novas linguagens da internet.
Especializada em cinema, vídeo-arte, streaming e cultura visual, a revista não apenas discute obras, mas investiga os movimentos por trás das câmeras — as transformações tecnológicas, os diálogos entre formatos e as reverberações sociais da imagem em movimento. Seus textos variam da crítica pontual a ensaios temáticos, passando por entrevistas com realizadores e colunas que desmontam tendências do mercado, sempre com um compromisso: traduzir complexidade sem perder o rigor ou o prazer da descoberta.
Além das páginas virtuais e da sua revista, a PELÍCULA se expande na democratização do conhecimento, trazendo esporadicamente minicursos e oficinas com cineastas, pesquisadores e técnicos para compartilhar processos criativos e reflexões.
Essa é a essência da Película: ser ponte entre a teoria e a prática, entre a sala de aula e a sala de projeção. Aqui, o cinema não é só assistido — é desmontado, discutido e reinventado, frame a frame, palavra por palavra.
A Película publica:
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Análises: Textos detalhados que examinam um tema com profundidade, usando argumentos e dados, em geral pode ser usado outros materiais e métodos para além do audiovisual pelo audiovisual. No geral o formato mais comum é: introdução, desenvolvimento e conclusão.
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Críticas: Avaliações opinativas sobre obras (no caso da nossa revista audiovisuais no geral ou artigos científicos sobre audiovisuais), destacando pontos positivos e negativos. Formato: contextualização, análise crítica e veredito.
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Dicas: Conteúdo prático e objetivo com sugestões ou instruções sobre determinado audiovisual.
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Resenhas: Sínteses críticas ou descritivas de obras, combinando resumo e análise. A forma mais comum de uma resenha é: apresentação da obra, resumo e avaliação. (A película aceita resenhas de audiovisuais, livros ou artigos científicos sobre audiovisuais).
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Ensaios: Textos reflexivos e argumentativos sobre um tema, com estilo pessoal. No geral o formato de um ensaio possui estrutura livre, mas com introdução, desenvolvimento e conclusão.
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Entrevistas: Diálogos com perguntas e respostas sobre um tema ou pessoa. Formato: apresentação do entrevistado, perguntas organizadas e transcrição das respostas.
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Colunas informativas: Textos periódicos com informações ou opiniões sobre um assunto específico. Formato: linguagem acessível, títulos chamativos e estrutura curta, em formato jornalistico, por exemplo.